sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O ORGULHO

Certa vez um seminarista ao estudar em um seminário teológico, foi convidado pela primeira vez a pregar. Ele tinha certeza que ia ser uma "benção", pois havia se preparado suficientemente.

Encostou a Bíblia no peito e caminhou até o altar feito um general.

No entanto, sua pregação foi um fiasco. Parecia até que Deus o havia deixado sozinho, desamparado, lá na frente de todo mundo.
Saiu de cabeça baixa e só foi até a porta da frente cumprimentar os irmãos porque o padre insistiu com ele.
Ele não conseguia entender o que havia saído errado, até que um senhor idoso abraçou-o e cochichou em seu ouvido:

- Se você tivesse entrado do jeito que saiu, teria saído do jeito que entrou.
_____________________________________________________________________

Há uma publicação neste blog que fiz em abril deste mesmo ano, que trata completamente do oposto desse tema de hoje. Lá falamos de Humildade, que é o caminho para nos livrar desse vício que todos temos e que nos atrapalha tanto, o orgulho.
Orgulho é um sentimento elevado onde agimos como auto-suficientes e autoconfiantes de mais para determinadas situações.  Faz-nos vaidosos, ostensivos e soberbos.
Jesus mesmo disse:

Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado. Mateus 23.12

Vemos na historia acima um seminarista que ao ser chamado para o serviço de Deus, se achou preparado e confiante de que faria um excelente trabalho e que frutos seriam colhidos. Já que esse estudara muito e não havia possibilidades de algo dar errado.
Ao perceber que sua pregação foi uma catástrofe, como dizemos “Só carne”(quando o Espírito Santo não age em nós, quando não estamos ungidos) se decepcionou sentindo-se só e humilhado. Aí, Um senhor ungido e instrumentado por Deus disse-lhe em outras palavras que: Ele precisava ter entrado para o serviço como miserável e como de fato o servo que era, e assim, concluir com voz firme e a com bíblia no peito como quem fala em nome de Deus.
         Quantas vezes nós temos oportunidade de ser instrumento de Deus e canal de graça para muitos, mas por nosso orgulho atrapalhamos SUA obra e as pessoas que poderiam ser tocadas pelo SEU amor voltam pra casa do mesmo jeito que chegaram ou até pior?
         Quantas vezes por orgulho deixamos de dar um sorriso a alguém em casa, no trabalho, na rua, no transito, mesmo sabendo que o sorrir é cura para muitas enfermidades emocionais?
O orgulho nos atrapalha muito em nosso caminho de santidade, ele nos deixa distante de Deus, porque Deus é simples, nosso Deus é humilde, onde nós chegamos com nosso orgulho?
Lucífer era um anjo de luz, estava no céu como todos os outros anjos, mas por orgulhar-se e querer ser superior ao que Deus havia feito e designado, foi expulso do céu e está a mendigar no fogo do inferno e hoje luta para que nós façamos o mesmo.
Já disse na publicação Humildade, mas repito aqui: Fujamos dos elogios, pois eles são armadilhas para cairmos diante do orgulho.
         Para fugir do orgulho e sermos pessoas mais humildes devemos aprender com Jesus, olhar suas ações e imitar. Assim também os Santos que possuem lindos testemunhos de vida humilde, precisamos vasculhar como agiam diante do orgulho.
Vigiemos e oremos para que o Senhor nos ensine a ser mais humildes e dóceis. Peçamos ao Espírito Santo que tome posse de nossa mente para nos mostrar o que fazer nos momentos de nossa vida onde a carne quer sobressair ao espírito.
Assim como a humildade é um importante passo que nos conduz ao Céu, o orgulho pode nos levar ao inferno.
Juninho Torquete

Um comentário: