sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ORAÇÃO

Uma pessoa fazia sete anos que orava pela conversão de sua mãe e parecia que quanto mais orava mais ela se afastava de Deus, até por fim ser participante ativa em um terreiro de umbanda.

Numa manhã, enquanto conversava com Deus, essa pessoa disse a Ele que não iria orar mais por ela, pois todo seu estoque de conhecimento e de estratégias de intercessão já havia se esgotado.
Mas logo em seguida, perguntou a Jesus: - Pai, ainda há alguma oração que eu possa fazer pela conversão de mamãe? No mesmo instante veio-lhe um pensamento: - Ore pra ela se lembrar que domingo é dia de ir à igreja!
- Que oração boba, pensou.
Mas, como ninguém precisava saber da sua oração, ele a fez, ainda que parecesse infantil. E ele passou a orar assim sempre, principalmente aos domingos: Senhor, lembre minha mãe que hoje é dia de ir à igreja.
Depois de algum tempo ele recebeu uma carta de sua mamãe comunicando-lhe que havia aberto o coração para Jesus e convidava-o para o seu batismo.

Que surpresa para esse filho! Não pode ir ao seu batismo, mas no final do ano, quando foi de férias para casa, sua primeira pergunta para ela foi: - Como você se converteu, quem te evangelizou, mamãe?

Sua resposta: - Ninguém. Comecei ter uma vontade irresistível de ir à igreja aos domingos e a vontade era tanta que não podia mais ficar em casa.

Oração, palavra simples e comum embora seja para nós como sustento, combustível para nos mantermos inabaláveis as provações do mundo, onde ouvimos e falamos com Deus. Oração é uma palavra que se compõe de duas outras: Orar + ação, ou seja, oramos com louvores, palavras, cânticos e por outro lado também precisamos agir e fazer.  Oração não é oração se não for seguida de caridade, amor a Deus ao próximo e a si mesmo.
Assim como o carro precisa de combustível para funcionar, como a semente precisa da terra e da chuva para germinar crescer e dar frutos, como o doente necessita de seus familiares e amigos para ajudá-lo em sua recuperação, nós cristãos precisamos ter uma vida de oração ativa. Para poder sair do lugar, para saber o caminho a seguir, para crescer na fé no amor e nos dons que o Senhor nos oferece através do seu Santo Espírito, para vencer o mal, as provações, para vencer as doenças da carne e da alma.
Uma alma sem oração é uma alma fria, sem inspiração e sem direção.
         Como devemos orar?
A oração deve brotar do coração, não existe uma forma única de orar, cada um expressa sua fé da forma que sentir no seu coração. Orar não é ajoelhar e se preocupar em dizer aquele monte de palavras das mais bonitas a Deus, mas sim na forma mais simples e sincera de cada um de nós, é nosso coração ligado ao coração de Deus. Repito ainda que: Orar não é apenas palavras, mas sim gestos, orar + ação.
         A história acima vem nos falar da importância da oração, não só para nós como também para a salvação de muitas almas.
Aquele filho ficou a tanto tempo orando pela conversão de sua mãe, até que ela reconhecesse Jesus em sua vida. Percebemos aí uma questão bastante importante, muitas vezes a gente fala, fala, fala e não para pra escutar o que o Senhor quer nos dizer. Aquele filho precisava parar para ouvir Deus, para assim em sua oração pedir aquilo que Deus queria que ele pedisse para que sua mãe fosse salva. Deus mostra o caminho. Não adianta querer orar bonito, com palavras difíceis, Deus é simples.
Como posso ouvir Deus através da oração?
Deus nos fala na simplicidade, não usa cornetas nem vozes estrondeantes igual a um trovão como muitos imaginam. Deus usa de coisas simples, para o filho na historia acima parecia uma oração boba de tão simples, mas era assim que Deus queria que ele fizesse. Devemos nós também pedir a Deus que nos envie o seu Santo Espírito para nos ensinar a orar da forma que o agrade.
Deus fala no nosso coração, inspira em nossa mente, fala através de sua palavra(bíblia), fala pelo irmão, pelos detalhes da natureza e assim por diante. Para saber quando Deus esta falando a nós é simples, é quando sentimos paz interior. Detalhe: muitas vezes uma coisa fica soprando em nosso ouvido “isso não é Deus”,  ignore pois ai entra o encardido querendo nos confundir.
         Peça um coração simples, puro, humilde como de criança e ore ao Senhor sempre. Orar é AMAR, é doar-se, é fazer com que o céu se abra cobrindo de bênçãos a terra.

Juninho Torquete

Nenhum comentário:

Postar um comentário