quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PROVAÇÃO – TEMPO DE PRODUZIR E COLHER FRUTOS

Certa vez, quando um dos anjos de Deus saía para iniciar mais um dia de ajuda aos filhos de Deus, escutou um choro sentido vindo de um campo.
Pensou tratar-se de algum ser humano, mas, ficou surpreso ao ver que quem chorava era uma árvore.
- Por que choras, dona árvore? perguntou-lhe o anjo.
- Choro porque mais um dia vai começar, e o meu sofrimento também.
- E o que a faz sofrer, minha amiga? Será, porventura, o calor do sol?
- Não, "seu" anjo, o sol me faz bem. O que me faz sofrer são as pessoas. Tanto as grandes quanto as pequenas. Elas jogam pedras em mim o dia inteiro. Não consigo entender, "seu" anjo. Eu faço de tudo para agradá-las, mas, elas continuam me maltratando. A árvore aí ao lado, ó, não produz nada, e ninguém maltrata ela. Mas, eu, que me esforço tanto para produzir frutos deliciosos, só levo cacetada. Por que será que elas não gostam de mim?
- Ah... então é isso. Você está enganada, dona árvore. As crianças gostam demais de você e dos seus frutos, por isso elas jogam pedras em você: é para pegar seus frutos.
- Será, "seu" anjo?
- Tenho certeza, minha amiga. Preste bem atenção, pois esta frase não é minha. É deles, dos próprios seres humanos, e é tão antiga quanto a própria humanidade. Sabe o que eles dizem sobre isso? Eles dizem o seguinte:
“Ninguém joga pedra em árvore que não dá fruto.” 

Alegre-se minha amiga, se estão jogando pedra em você, é porque você está produzindo alguma coisa boa.
____________________________________________________________________________________
            Ao ler o titulo de publicação dessa postagem penso que muitos acharam estranho, pois provação parece não ter nenhuma ligação com produzir ou colher frutos. Provação é prova + ação, prova nossa ação e reação mediante as situações que passamos no dia-a-dia. Quando eu digo produzir e colher frutos quero dizer: fazer o bem sem olhar a quem, é como uma arvore frutífera que serve a todos com seus maravilhosos frutos e nós os colhemos e os saboreamos.
Quem nunca parou para murmurar das dificuldades, problemas? Questionamos a Deus e ficamos até bravos com Ele por achar não merecer tal situação, e ainda cremos que é Ele quem nos faz passar por tais situações.
          Essa história da arvore e o anjo é de fato a realidade de nossos dias, é impressionante como a natureza nos ensina em detalhes tão pequenos e nós muitas vezes passamos por despercebidos. Aquela frutífera arvore se questionava (assim como nós) porque todos a apedrejavam se ela se esforçava para fazer um bom trabalho e servir a todos da melhor forma? Nós muitas vezes passamos por isso quando em casa, no trabalho, nas comunidades onde servimos  sentimos estar sendo perseguidos ou apedrejados e não achamos ser merecedores de tal ação, pensamos como a arvore que chorava porque sentia que não merecia o tratamento recebido ja que se esforçava tanto para fazer algo bom.
Veja só, a arvore frutífera só recebe pedradas quando é alta e assim seus frutos estão altos, longe do alcance de todos. Nós quando estamos no caminho daquilo que agrada a Deus nos aproximamos dEle, por isso ficamos distantes das coisas do mundo, e assim batemos de frente com aquilo que o mundo prega, por isso as dificuldades aumentam e é mais difícil se manter firme, estamos lutando como aquela arvore que não pode fazer nada alem de produzir frutos. Até Jesus foi provado quando esteve no deserto, como seriamos privados!
Nós como a árvore devemos estar com nossas raízes profundas e com nossos galhos fortes para que essas pedradas não nos machuquem a ponto de não produzir-mos mais frutos (não fazer o bem). O Senhor nos confiou um Anjo da Guarda, e esse zela por nos todo tempo, ele é capaz de fazer coisas jamais imaginadas por nós. Assim como o anjo que visitou aquela arvore que chorava, peça sua ajuda nos momentos difíceis, ele te ajudará a entender melhor o caminho de santidade que tanto buscamos trilhar e nos confortará certamente com essa mesma frase dita à aquela arvore: “Alegre-se minha(meu) amiga(o), se estão jogando pedra em você, é porque você está produzindo alguma coisa boa.”


"Nós devemos aprender com a nossa provação, porque ela nos ensina a caminhar. Ela é a nossa maior escola de fé e vida."
 Juninho Torquete

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oh Amiguinha louvado seja Deus... Fico feliz por ter sido instrumento de dEle em sua Vida.
    Conte comigo sempre amiguinha, mesmo as vezes distante o Senhor sempre nos une em seu coração!
    Abraçoo, beijo paz e fogo!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir